XXII International Congress - Society of Rorschach and Projective Methods


Super animada pela oportunidade de participar do próximo Congresso Internacional de Rorschach e outros Métodos Projetivos. Além de contatar diversas personalidades no tema da avaliação psicológica, especialmente testes projetivos, o treinamento proposto por Gregory Meyer (um dos autores do novo R-PAS) promete preencher uma importante lacuna para os psicólogos atuantes em avaliação psicológica, que é a possibilidade de usar o Rorschach de modo mais direto para descrever e entender os transtornos da personalidade, com base na 5ª edição do Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (DSM-5) e na 10ª edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10 ).

A pesquisa e a teoria atuais sugerem que o Rorschach é ideal para avaliar os distúrbios da personalidade, evitando muitos dos problemas que ocorrem com as medidas de autorrelato (ex. escalas e inventários). O treinamento foi desenvolvido para profissionais que já possuem experiência com o Rorschach.

Os tópicos do treinamento incluem:

  1. a distinção categórica versus dimensional para a avaliação da personalidade, 
  2. o modelo alternativo DSM-5 da seção III do transtorno da personalidade, 
  3. pesquisa sobre a aplicabilidade do Rorschach com várias síndromes do transtorno da personalidade, com ênfase em novas escalas para avaliar narcisismo grandioso 
  4. uma revisão das funções relacionadas a outros distúrbios específicos (esquizóide, esquizotípico, paranóico, borderline, antissocial, evasivo e dependente) e 
  5. variáveis ​​que abordam as duas dimensões fundamentais do transtorno de personalidade do DSM-5: individual (identidade e autodirecionamento) e interpessoal (empatia e intimidade).